A cirurgia de reparação da mama atingida pelo câncer é conhecida como reconstrução mamária. Cabe à paciente a decisão de realizá-la. Essa avaliação também conta com o apoio e as orientações de seu médico. O especialista Cirurgião Plástico é o médico mais indicado e com mais experiência para a realização desse tipo de cirurgia.
Dentro de um Programa de Reconstrução Mamária, reconhecido internacionalmente pela comunidade científica médica, temos alguns passos a serem seguidos para obtermos a melhor qualidade estética do procedimento cirúrgico associado à segurança do paciente.
Em média, são realizados dois procedimentos cirúrgicos que consistem em reconstruir a mama acometida pelo tumor de mama e, num segundo tempo, simetrizar a mama oposta, ou seja, realizar outro procedimento cirúrgico para deixar as duas mamas mais parecidas o possível. Além disso, podemos reconstruir o “bico” do seio (que se chama, na linguagem científica, de Complexo Aréolo-Papilar – CAP) com técnicas de cirurgia plástica e micropigmentação.
Finalmente, existem várias técnicas de “refinamentos” para as mamas quando realizamos uma reconstrução mamária como, por exemplo, enxertos de gordura própria do paciente para correção de defeitos, lipoaspiração de pequenas regiões, entre outras técnicas. Tudo isso para trazer o máximo de harmonia possível para as mamas dessas mulheres.
Mais informações, eu, Dr. Marcel Noronha estou à disposição para esclarecimentos. Um forte abraço!
Dr. Marcel Noronha Gonzaga – Cirurgião Plástico – CRM-MT 8721 / RQE 3818