Reconstrução mamária: uma escolha para o bem-estar feminino
A reconstrução mamária durante a evolução do tratamento do câncer de mama tem ganhado cada vez mais importância, na medida em que, comprovadamente, melhora a qualidade de vida das pacientes, auxiliando-as num momento de grande apreensão e incerteza.
A cirurgia de reparação da mama atingida pelo câncer é conhecida como reconstrução mamária. Cabe à paciente a decisão de realizá-la. Essa avaliação também conta com o apoio e as orientações de seu médico. O especialista Cirurgião Plástico é o médico mais indicado e com mais experiência para a realização desse tipo de cirurgia.
Existem várias formas de reconstruir a mama feminina. O método que você escolher junto com seu médico levará em consideração diversos fatores, entre eles: sua saúde e seu estilo de vida; o tipo do seu corpo; o tamanho de sua mama; sua preferência pessoal; a quantidade de pele e de tecido mamários.
Atualmente, existem inúmeras técnicas cirúrgicas, como por exemplo, o uso de tecido autólogo (tecido próprio do paciente) – Região do dorso e abdome do paciente; o uso de implantes de silicone, ou pela combinação do tecido próprio do paciente e um implante de mama. Existe, ainda, a opção do uso de expansores de tecido mamário em determinadas circunstâncias. Esses expansores atuam “esticando” e aumentando a quantidade de pele local, sendo substituído, em um segundo tempo cirúrgico, por um implante de silicone.
Dr. Marcel Noronha Gonzaga – CRM-MT 8721 / RQE 3818
Cirurgião Plástico