Destaque magazaine

Matéria

O BOOM DA REMODELAÇÃO GLÚTEA NO BRASIL, COM PMMA

27 de junho de 2022

 

Quando pensamos em paixões nacionais, uma das primeiras coisas que vem à cabeça do brasileiro é a bunda. Famosas e influencers, claro, já embarcaram na onda há tempos! Ana Mosconi (@anamosconi), Karine Dayane (@karinedayane), Jaque Khury (@jaquekhury), Cleia Weber (@cleiaweb), Carla Bora (@carla_bora), são algumas das que falam abertamente sobre ter realizado o sonho do procedimento de Remodelação Glútea.

 

Com mais de 8 anos de experiência em Remodelação Glútea e milhares de procedimentos realizados, Dra. Tatiana Fagnani, que também é pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética, não sabe o que é ver o consultório vazio já há algum tempo. Segundo a Dra. Tatiana Fagnani Machado, Médica Referência Mundial em Remodelação Glútea. É a criadora do Vip Meeting for Doctors, uma dos maiores e mais procurados curso de total imersão e muito aprendizado teórico e prático para o desenvolvimento profissional de médicos nesta área. A doutora afirma que não só ela, mas diversos médicos que trabalham com a técnica, garantem que a busca por procedimentos para aumentar o volume, corrigir assimetrias, diminuir a depressão trocantérica ou empinar o bumbum jamais foi tão grande e o movimento em seus consultórios só aumenta a cada dia. Acompanhe a entrevista com a Dra. Tatiana Fagnani.

 

DOUTORA, A METODOLOGIA DE REMODELAÇÃO GLÚTEA AVANÇADA E DEFINITIVA QUE VOCÊ UTILIZA EM SUAS PACIENTES É SEGURA E COMO FUNCIONA?

 

Sim, muito segura! Na realidade, é a forma mais segura de harmonização dos glúteos, segundo estudo científico publicado. Utilizamos no tratamento de Remodelação Glútea um planejamento que reúne técnicas amplamente conhecidas e documentadas. O PMMA é um produto seguro, eficaz e que traz inúmeras vantagens ao paciente e também ao médico. Nós (médicos) precisamos nos aperfeiçoar e nos capacitar para entregar aos pacientes resultados definitivos, com qualidade e segurança. Deixo claro que a capacitação do médico é um dos aspectos mais importantes do procedimento e, diferentemente da prótese de silicone, o PMMA pode ser aplicado por qualquer médico capacitado, independente da especialização.

 

EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA HARMONIZAR OS GLÚTEOS?

 

A Remodelação Glútea Avançada e Definitiva foi desenvolvida baseada em 8 anos de experiência, muito estudo e vários cursos de especializações com os melhores e mais renomados profissionais da área da bioplastia. O tratamento que marca a minha trajetória de sucesso visa estabelecer um planejamento de ação em todas as camadas dos glúteos, ou seja, do profundo (músculo) até a superfície da pele. A técnica engloba no mínimo 3 procedimentos a serem utilizados separadamente ou associados, dependendo da necessidade de cada paciente. Esses procedimentos são:

 

Bioplastia de Glúteos: Criada pelo cirurgião plástico Drº Almir Nácul, é extremamente comum entre famosas já há muitos anos, apesar de muitas não admitirem. O resultado natural e a melhora evidente da aparência, formato, consistência e firmeza da região após o procedimento são realmente encantadores. É realizada para aumentar o volume, empinar, corrigir a flacidez e assimetrias na região dos glúteos.

 

Escultura Glútea Avançada (EGA) – Método desenvolvido por mim com base nos estudos feitos e publicados pela Drª Fernanda Bortolozzo, médica que criou e publicou a técnica Biosculpt. O EGA é realizado para bioestimulação e reestruturação do tecido conjuntivo a fim de promover sustentação e restaurar a densidade da pele com colágeno novo. Também aumenta a nutrição dos tecidos e promove a lipocompactação, ações indispensáveis no tratamento da flacidez e da celulite do tipo 1 e 2. O EGA é muito utilizado para moldar a porção inferior do glúteo. A correção da Depressão Trocantérica (na região do quadril) também é um dos maiores motivos para realizar o procedimento. Ele é o acabamento, a cereja do bolo da Remodelação Glútea Avançada.

 

Subcisão Avançada: Baseada nos estudos da Drª Dóris Hexsel, médica que trouxe a subcisão para o Brasil, essa técnica eu utilizo para corrigir de maneira definitiva celulites de grau elevado ou sequelas nos glúteos que precisam de descolamento. Geralmente a última das técnicas da remodelação glútea.

 

 

QUANDO E POR QUE VOCÊ COMEÇOU A BUSCAR APRENDER E ENSINAR SOBRE REMODELAÇÃO GLÚTEA AVANÇADA E DEFINITIVA?

 

Eu já realizava este tratamento e me apaixonei não só pelos resultados naturais com uma técnica tão pouco invasiva, mas, principalmente, pela mudança e qualidade de vida que traz aos pacientes. Esses meus resultados trouxeram a insistência de colegas médicos que gostariam de aprender a minha técnica. Aí surgiu a ideia de um curso realmente diferenciado, realmente vip, e com o apoio do meu esposo Sidnei Oliveira, que percebeu que tinha um mercado imenso para isso e que, não só realizar os tratamentos, mas também ministrar os cursos, era a coisa mais óbvia a se fazer. Então me incentivou a ir em frente e eu dei início a um curso de capacitação em Remodelação Glútea Avançada e Definitiva. E se abriu um mar de oportunidades para Médicos.

 

A COMBINAÇÃO DE ANOS DE EXPERIÊNCIA, MILHARES DE CASOS, TÉCNICAS, MACETES E DICAS, ALÉM DE MUITO ESTUDO, TE LEVOU PARA ONDE?

 

Me trouxe um oceano de ideias e oportunidades. Resolvi então documentar tudo isso e criar um método próprio para corrigir e aumentar o volume do bumbum, denominado “Remodelação Glútea Avançada”. Em pouco tempo, médicos de todas as regiões do Brasil se formaram no curso e a técnica tomou proporções inéditas de sucesso.

 

O Drº Marcos Teixeira, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, afirma ter superado todas as suas expectativas com o curso e minhas técnicas. Segundo ele, o que encanta é a abordagem total do glúteo, um tratamento amplo e completo da região, em todos os planos, que traz um resultado mais bonito, natural, definitivo e sem cortes e cicatrizes. O Drº Marcos afirma ainda que o tratamento superficial dos glúteos com a técnica da Escultura Glútea Avançada (EGA) é realmente o grande diferencial, a cereja do bolo.

 

O Dr. Rogério Cardoso, Médico Nutrólogo do renomado Instituto de Longevidade, em Goiânia, é especializado na área de emagrecimento. Ele conta que decidiu se capacitar na área de Remodelação Glútea devido à demanda gigantesca de pacientes em busca de procedimentos para aumento de glúteos. Ele conta, ainda, que tinha um certo preconceito sobre o PMMA, acompanhado de falta de conhecimento. Todo o respaldo que viu em artigos, além da segurança que eu passei, inclusive durante os procedimentos, o deixou muito seguro. Com isso, dias depois do curso, realizou o procedimento em sua esposa e viu a fila de agendamentos em seu consultório se alongar ainda mais.

 

A Drª Tábita Nunes, Médica Dermatologista, comentou que é um curso com muita prática e que colocamos a mão na massa e esclarecemos as dúvidas. O procedimento a encantou, principalmente pela segurança – ainda mais em procedimentos estéticos. Ela fala que preza muito pela segurança dos seus pacientes e pela beleza estética do resultado final dos procedimentos. Ela ainda acrescenta que realmente a técnica é diferente das outras que já conhecia. O resultado é lindo! E não tem como não aprender a técnica. A Drª Tábita finaliza dizendo “Conseguimos proporcionar um resultado belo e natural – as pessoas têm medo do artificial.”

A Drª Ana Lia, médica referência de Remodelação Glútea na cidade de Foz do Iguaçu e também no Paraguai, afirma ter feito diversos cursos de Harmonização Glútea, mas que o curso ministrado por mim foi um divisor de águas em sua carreira. Ela diz que seus resultados melhoraram ainda mais e que, hoje, sua agenda é cheia inclusive com influencers famosas como Sue (@sue.oficial) que não só fez o tratamento nos glúteos como também fez a bioplastia nas coxas com a Drª Ana Lia, com resultados impressionantes. Sue, que é adepta a exercícios físicos intensos e alimentação saudável, aprova o tratamento em suas redes sociais e é só elogios para a Drª Ana.

 

A Drª Lícia Porfírio, Ginecologista de Maceió-AL, teve experiência semelhante e ela é uma pessoa muito crítica. Investiga muito antes de dar passos. Ela sempre quis trabalhar com remodelação da parte glútea e, em sua área, ginecologia, ela já faz a parte de estética íntima vaginal, faz emagrecimento feminino, mas faltava essa cereja do bolo: a remodelação glútea. Ela comentou que pesquisou e só achou coisas maravilhosas em relação a minha pessoa. E o curso foi mais surpreendente ainda! Da parte de marketing, de gestão, de lidar com o paciente e principalmente o hands on, a parte prática. Ela já foi em muitos cursos nos quais a sensação é de estar numa cabinezinha, só olhando. Todo mundo sai inseguro. Com o meu curso ela se sente apta e inclusive eu fiz a Remodelação Glútea nela.

 

ESTÁ TUDO LINDO, TUDO INDO BEM, MAS TUDO SÃO SÓ FLORES DOUTORA?

 

Olha, médicos experientes na área alertam para as conhecidas “bombardeiras”, muito comum no Rio de Janeiro, mas que atuam em todas as regiões do Brasil. São profissionais sem formação médica, que aplicam silicone industrial e muitas vezes fazem a paciente acreditar estar sendo usado o PMMA e que acabam estragando a vida de centenas de mulheres todos os anos.

 

A literatura médica e os artigos científicos são claros: a Remodelação Glútea com PMMA é o método mais seguro e recomendado para volumização dos glúteos. Mais seguro, inclusive, do que prótese de silicone e lipoenxertia. Estudos comprovaram essa segurança. Eu confio no PMMA, eu aplico PMMA, tenho PMMA nos meus glúteos, meu esposo tem na face, coxas e panturrilhas, minha irmã tem na face e glúteos. Não sou apenas uma teórica ou vendedora, realmente tenho plena segurança e conhecimento para realizar o procedimento nos meus pacientes e familiares.

 

 

E DEPOIS DE 5, 10, 15 ANOS DOUTORA?

 

Minha experiência na área está na casa dos 8 anos. Porém temos hoje no Brasil médicos pesquisadores da bioplastia glútea com mais de 15 a 20 anos de experiência com muitos trabalhos publicados em revistas internacionais como Drº Roberto Chacur, Dra Fernanda Bortolozo, Drº Honorio Menezes, Drº Eduardo Costa entre outros que abriram o caminho e comprovaram as vantagens e segurança do produto e do procedimento.

 

Esses estudos mostraram que desde 2006, com a proibição do produto manipulado em farmácias, o PMMA é produzido somente por indústrias farmacêuticas, seguindo rigorosíssimos padrões de qualidade. Hoje estamos na 4ª geração do PMMA, um produto puro, padronizado e biocompatível, com risco de rejeição ou reações adversas próximo de zero. E isso não são apenas os dados das minhas pacientes, mas são estatísticas reais, publicadas em dezenas de estudos científicos em vários lugares do mundo.

 

Juntando apenas alguns artigos recentes, temos mais de 1 milhão de aplicações de PMMA. O índice de complicações gira em torno de 1%. E estes são dados de pacientes que foram acompanhadas por pelo menos 10 anos! Existem pesquisas publicadas onde foram 20 anos de acompanhamento e os resultados mostram a mesma coisa: o PMMA é um produto seguro, mas precisa ser aplicado por quem sabe, da maneira correta – assim como qualquer outro produto de uso médico.

 

DOUTORA TATIANA CITA AINDA QUE O PMMA NÃO É UM PRODUTO NOVO, ELE FOI DESCOBERTO EM 1843 E É UTILIZADO NA ÁREA DA SAÚDE DESDE 1936.

 

O PMMA é utilizado em uma infinidade de produtos e procedimentos, muitos profissionais não sabem disso, mas usam PMMA diariamente. Cardiologistas usam o PMMA quando colocam marcapasso em pacientes. Na Ortopedia ele é utilizado como cola óssea desde 1945 e, desde 1970 é usado para fixação de próteses de quadril. É usado inclusive como material para substituir ossos de má qualidade – o que ocorre em certas doenças.

 

Na Odontologia, ele é utilizado como prótese dentária desde 1936 – inclusive na confecção de dentaduras. Na Neurologia, é usado desde 1940 para reconstrução da calota craniana. Na Oftalmologia é também utilizado desde a década de 1940 como lente intraocular na cirurgia de catarata.

 

Então vamos analisar: o PMMA é utilizado nas mais diferentes especialidades médicas, é colocado junto do coração, dentro dos olhos, junto ao cérebro, dentro da nossa boca e para colar ossos. Um produto que é usado para colar ossos não pode dar problemas, seja a curto, médio ou longo prazo – não é mesmo?

 

Outro dado importante a salientar é que o PMMA não tem apenas o registro da Anvisa aqui no Brasil. Nos EUA, o PMMA tem aprovação do FDA, para uso estético reparador desde 2006, sob o nome comercial de Bellafill. O próprio FDA publicou recentemente os resultados de uma série de estudos que comprovam que o Polimetilmetacrilato (PMMA) é seguro para preenchimentos. A divulgação do documento se une a uma série de outros artigos científicos que têm revolucionado a área.

 

Segundo o FDA, o índice de complicações apresentados por preenchimentos com PMMA é inferior a 1%. No total, foram analisados 3.782 casos de efeitos adversos registrados neste tipo de procedimento entre 1993 e 2014 envolvendo os quatro preenchedores mais tradicionais do mercado. No estudo, a substância com maior número de efeitos adversos foi o ácido hialurônico (44%), seguido do ácido polilático (40%) e da hidroxiapatita de cálcio (15%). Com o menor número de adversidades, por fim, aparece o PMMA, com menos de 1% de complicações. O posicionamento adotado tanto pelo governo americano quanto pelo brasileiro é resultado de uma transformação que vem acontecendo no meio científico ao perceber as inúmeras possibilidades de aplicações da substância.

 

É CERTO QUE, DESDE 2004, O PMMA TAMBÉM É UTILIZADO PELO SUS PARA REPOSIÇÃO DE VOLUME EM PACIENTES COM HIV?

 

Sim, pacientes com o sistema imunológico comprometido têm recomendação, via Portaria do SUS, para preenchimento com PMMA. São pacientes que correriam um risco muito maior se o produto realmente causasse qualquer problema. O PMMA é utilizado para reposição de volume corporal e facial de pacientes com risco elevado, pois não apresenta complicações. Algumas pessoas tentam usar do fato de o PMMA ser utilizado para fins de reparação estética em pessoas com HIV como um coisa ruim, mas muito pelo contrário: é uma prova de que o produto é extremamente seguro, como mostram as pesquisas científicas na área.

 

Estamos num momento de mudança de paradigmas em relação aos procedimentos estéticos minimamente invasivos com resultados definitivos. Nomes de referência da área como a famosa Cirurgiã Plástica Patrícia Leite estão aderindo e defendendo o uso do PMMA embasada em estudos científicos publicados.

 

Minha dica aos médicos é que parem de escutar ruídos e procurem estudar e entender melhor esse tipo de produto e as inúmeras possibilidades de tratamentos que ele proporciona. O mundo da Medicina Estética está abrindo suas portas e abraçando o PMMA com força total. Em pouco tempo os pacientes estarão exigindo esses tratamentos pois são mais vantajosos que procedimentos que devem ser refeitos anualmente, e não acho inteligente ficar de fora. É sempre bom lembrar que se posicionar em qualquer mercado no momento certo traz sucesso garantido.

 

 

QUAIS OS PERIGOS E CILADAS DESSES PROCEDIMENTOS?

 

O principal perigo são falsos profissionais de saúde, utilizando produtos irregulares ou proibidos (como silicone industrial e hidrogel) com instrumental inadequado, sem formação adequada e em locais precários.

 

Muitos desses golpistas se utilizam da boa fama do procedimento, do nome do produto e, por vezes, da ingenuidade das pessoas, para ganho próprio. Mas são situações costumam ser simples de evitar.

 

COMO SE PRECAVER?

 

Assim como em qualquer procedimento estético, devemos seguir umas “receitinhas de sucesso, que são”:

 

Profissional: Escolher quem vai fazer o seu procedimento é um dos passos mais importantes. Ter certeza de que é médico é fundamental, isso porque o PMMA pra uso corporal não pode ser comprado ou utilizado por outro profissional. O produto e o tratamento são de exclusividade médica, então, se alguém sem essa formação te vender uma Bioplastia ou Remodelação, desconfie, pois, esse profissional não irá utilizar o PMMA, mesmo que ele diga que sim! Então pesquise o profissional no CRM (Conselho Regional de Medicina) para verificar se o registro está ativo e se ele tem autorização para atuar no seu Estado. Pesquise-o no Google e veja como ele se comporta em relação aos pacientes em redes sociais, analise os resultados desse médico, busque conhecer o tipo de pessoa que ele é. Marque uma consulta e verifique se o médico é capaz de esclarecer todas as suas dúvidas. Confira a maneira como ele trata você e a equipe dele – profissionalismo e cuidado tendem a refletir em todo o ambiente. Deixe que o médico lhe mostre resultados de casos semelhantes ao seu, com o corpo parecido, glúteo parecido… e verifique se o resultado final realmente lhe agrada. Lembre-se sempre de que a decisão sobre fazer o procedimento é sempre sua, não aceite pressões, faça no seu tempo.

 

Instrumental: Um dos detalhes mais importantes do procedimento é não haver cortes. E o procedimento não é feito com agulhas, mas com micro cânulas – que são parecidas com as agulhas, mas têm ponta arredondada e não furam vasos ou cortam. Tenha certeza de que o profissional que irá realizar sua Remodelação Glútea utilize micro cânulas.

 

Material: O produto deve ser registrado na Anvisa! O Polimetilmetacrilato (PMMA) é permitido e aprovado pela Anvisa para procedimentos estéticos e de correção, desde que usado por médicos capacitados e em quantidades adequadas. Dezenas de pesquisas recentes, publicadas em revistas científicas e médicas no mundo todo, mostram que PMMA é considerado o produto mais seguro para aumento de glúteos, inclusive mais seguro do que lipoenxertia e próteses de silicone. O PMMA produzido no Brasil segue rigorosíssimos padrões de qualidade na fabricação e foi avaliado como o mais puro do mundo. Lembre-se que o PMMA só é vendido em seringas lacradas, jamais em ampolas.

 

Atenção: Apenas médicos têm autorização para comprar PMMA para aplicação nos glúteos. Portanto, fique atento, muitos golpistas se fazem passar por profissionais de saúde para aplicar silicone industrial, mas dizem que é PMMA. O silicone industrial é extremamente perigoso e pode causar sérias reações adversas. Hoje no Brasil temos 2 marcas de PMMA de 4ª geração, registradas e autorizadas pela Anvisa para estes procedimentos, que são: Linnea Safe e Biossimetric. Exija sempre ver o produto e ter documentos que comprovem qual foi utilizado em você. Esses documentos devem vir em papel timbrado e assinado pelo médico.

 

Local: O local de aplicação deve ser uma clínica médica devidamente regulamentada, limpa e com todos os alvarás necessários. Jamais faça estes procedimentos em casas, quintais, hotéis, salões de beleza ou semelhantes.

 

 

Dra. Tatiana Fagnani
CRM-MT 9.424 | CRM-SP 222.244

Rua Alm. Pedro Álvares Cabral, 38, Jardim Cuiabá, Cuiabá – MT
Contato: (65) 99917-1100
INSTAGRAM: @dratatianafagnani