Entenda por que sua casa, seu evento ou sua festa precisam do toque sublime das plantas ornamentais.
Não é à toa que a Expoflora imprime – sempre durante a realização anual da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina – na cidade de Holambra, em São Paulo, uma temática ligada às emoções. Acontecimento que completa sua trigésima nona edição este ano, com exibição de ‘chuva de pétalas”, uso de maquiagens e ejeção de perfumes nos principais atores dessa festa – as flores -, só nos prova que, o apelo sentimental, cativa e fideliza qualquer um que se disponha apreciá-lo.
Porque é exatamente isso que as plantas ornamentais – quando bem arranjadas em uma festa, em um espaço residencial, em um evento – transmitem às pessoas: um show de magia. E será esse espírito sensorial que dedico à coluna de hoje: como fazer com que as plantas não só ornamentem, mas vistam de paz, de amor e ternura qualquer empreendimento que nos propusermos decorar.
São muitos os itens e variedades de plantas à disposição no mercado. Cultivadas em ambientes internos, com uso de vasos, recipientes variados e até mesmo em jardins de inverno, tentarei mostrar a vocês as minhas preferidas, pois se destacam pelo desenho das flores, pelas folhagens e cores diversas. Desta feita, que tipo de planta ornamental escolher?
Nem todas as plantas são indicadas para ambiente fechado, já que há espécies que precisam de condições naturais que são alcançadas somente em ambientes externos, como muitas horas de sol. Por isso recomendo ficarem atentos às espécies escolhidas, já que cada uma tem sua particularidade e necessita de quantidades diferentes de água e luz, definindo-as como adequadas, ou não, a depender dos ambientes. Vejamos:
Ráfia
Uma boa opção para ser utilizada na sala, a ráfia é uma planta que não precisa de muita luz. O solo deve estar sempre úmido, mas sem excesso, pois se houver água demais suas folhas começam a amarelar.
Samambaia
A Samambaia precisa de luz indireta e moderada, deve ser regada diariamente e é outra planta indicada para a sala. Não possui flores e seu tamanho pode variar bastante, podendo atingir até 1 metro com facilidade. Segundo estudos, a samambaia purifica o ar do ambiente.
Suculentas
Muito utilizadas em salas e cozinhas, as suculentas são ótimas para recintos internos porque exigem poucos cuidados e enfeitam bastante. A maioria das espécies prefere sol direto, mas há também as que gostam mais de luz indireta.
Orquídeas
As orquídeas gostam de meia-sombra e, em relação à manutenção, não precisam de muita água, podendo ser regada uma vez por semana. Suas flores possuem cores variadas, de acordo com a espécie cultivada, e a planta pode atingir até 60 centímetros de altura.
Manjericão
Ótima opção para decorar e perfumar a cozinha, o manjericão precisa ser cultivado em um vaso individual e alcança cerca de 15 centímetros. Ele precisa de muita água – deve ser regado sempre que a terra estiver seca, gosta de luz indireta e não se dá bem em ambientes muito frios.
Alecrim
Presença constante em cozinhas, o alecrim gosta de luz e precisa de exposição ao sol por algumas horas diárias. Sua rega deve ser feita duas vezes por semana, com o nascimento de pequenas flores azuis.
Jasmim
O jasmim é uma planta que precisa de sol e gosta de lugares mais quentes. Muito utilizado no quarto devido a melhorar a qualidade de sono, o jasmim pode ser cultivado em um ambiente de meia-sombra, chega a atingir alturas de até 3 metros e produz lindas flores em cores variadas.
Espada de São Jorge Anã
A espada de São Jorge anã é uma planta que exige pouca manutenção e é muito bonita. Pode ser utilizada em banheiros, corredores e salas. Acredita-se que é uma planta capaz de neutralizar as energias do ambiente, eliminando as energias negativas.
Um resumo que deixa evidente que as áreas verdes, em geral, podem ser mais bem utilizadas para celebrações que vão de grandes casamentos a um piquenique a dois. Com soluções criativas, é muito fácil criar um ambiente personalizado e trazer à tona toda a natureza para sua decoração. Abuse dos jardins verticais, do mix de flores, dos caixotes ou de qualquer outra ideia que vier à sua mente.
Ah! E “pra não dizer que não falei das flores”, a expectativa para a próxima Expoflora é surpreendente. São esperadas 300 mil pessoas para a edição de 2.020, crescimento de 2.500 por cento no número de visitantes desde a realização da primeira experiência em 1981.
Até a próxima!