Cirurgia Estética das Pálpebras
Cada vez mais popular, a procura por procedi-mentos de rejuvenescimento na face se tornaram algo trivial no meu consultório.
As queixas são diversas e uma das mais ques-tionadas é sobre o rejuvenescimento da região dos olhos. É nesse caso que entra a cirurgia de pálpebras ou blefaroplastia.
Dividimos a face em três sessões ou terços: superior, médio e inferior. E a área dos olhos, normalmente tratamos na região do terço superior.
Como o processo de envelhecimento é dinâmico e muito individual, as alterações são variadas em cada indivíduo, assim como as queixas. Percebemos, com o tempo, uma pequena queda de sobrancelhas, sobre a região dos olhos, flacidez de pele na pálpebra superior e inferior, bolsas de gordura salientes, etc. Esta última, é uma das queixas mais comuns pois, ao surgirem, as bolsas de gorduras dão aspecto de olhar “cansado” e envelhecido.
Como é o procedimento?
Normalmente após consulta e exame físicos detalhados, é estabelecido um plano de tratamento, pedido exames pré-operatórios e avaliações, se necessários.
A blefarolastia é um procedimento sob anestesia local e sedação e, na maioria das vezes, com alta hospitalar no mesmo dia. Tecnicamente, é um procedimento de baixo risco. O excesso de pele é removido, as bolsas gordurosas tratadas com remodelamento e reposicionamento das estruturas ao final. Pequenos pontos são deixados e removidos com 5-7 dias, que é o período de repouso habitual do procedimento para evitar inchaços e sangramentos.
Podemos, em alguns casos, associar o levantamento de sobrancelhas, ao ato cirúrgico, com fios, cirurgia ou toxina botulínica.
Assim, uma das queixas relacionada ao envelhecimento facial é tratada, dando oportunidade a uma melhora no aspecto físico e emocional já que, como o bom clichê diz, “os olhos são a janela da alma”.
Dr. Victor Albuquerque Teixeira da Silva – CRM-MT 8623 / RQE 3790
Cirurgião Plástico