A escolha da decoração é uma das partes mais importantes da preparação da festa de aniversário infantil. É a partir do tema eleito que se torna possível pensar nos detalhes que farão toda a diferença no visual da comemoração – convites, doces, balões, lembrancinhas e tudo que componha o ambiente. Minhas entrevistas desta edição são as empresárias, Eliana Alvim e Agatha Warmling, proprietárias da empresa Laçarote.
Eliana Alvim, 39 anos, formada em Direito, e Agatha Warrnling, 34 anos, formada em Direito, iniciaram a empresa há seis anos. Hoje são uma referência em se falando de Decoração de Festas. Acompanhe as dicas e a historia destas empresárias de sucesso!
01 – Eliana, por que decidiu trabalhar com festas?
A convite da minha sócia entrei nesse universo de sonhos pelo qual me encantei cada vez mais.
02 – Há quanto tempo você trabalha com festas? A empresa “Laçarote” foi criada logo que você começou a decorar festas ou a empresa veio com o passar do tempo?
A empresa Laçarote foi criada inicialmente como empresa de lembranças e personalizados, tendo a Agatha à frente, até que a demanda começou a aumentar e ela, por ainda estar advogando, não conseguia atender à demanda. Então veio o convite e eu aceitei embarcar com ela nesse projeto. Mas vimos que podíamos ir além com a empresa. Foi acontecendo naturalmente. Fazíamos os projetos e os clientes viajavam com a gente nesse sonho. Houve uma aceitação incrível dos nossos clientes e, diante dos trabalhos executados, apareciam mais e mais. Para nós foi muito gratificante e ainda está sendo ver trabalhos publicados e a grande clientela que conquistamos.
03 – Agatha, sobre a criação e produção de decoração de Festas Infantis, normalmente quem decide o tema são os pais ou a empresa ajuda? Quanto tempo demora e qual a indicação para o planejamento de uma festa infantil?
Hoje em dia, são inúmeras as opções de temas e estilos para uma festa. Muitos chegam até a gente com dúvidas, mas a maioria já vem com um tema em mente e que passamos a desenvolver. E isso é legal, porque ter a participação dos pais deixa toda a proposta mais envolvida e cheia de sonhos. Mas claro que existem aquelas pessoas indecisas e aí, sim, damos a nossa ajuda e depois elas começam a viajar no tema junto com a gente. O tempo para preparação de uma festa infantil vai depender muito da complexidade dela. Existem festas para as quais se faz necessário a criação e fabricação de estruturas, e isso demanda um tempo maior. Mas o ideal seria em torno de seis meses de antecedência para que tudo saia conforme o planejado., deve-se respeitar a individualidade de cada uma. Pra mim não existem regras, apenas preferências.
04 – Quais são as três principais dicas que você daria para quem quer fazer uma festa infantil de sucesso?
Primeiro, sobre o estilo de festa que quer desenvolver, para depois saber escolher os fornecedores. O tema também é um fator chave, porque todo o contexto da festa será feito em torno dele. Com planejamento e organização você conseguirá fazer uma linda festa e o sucesso será certo! Agora o essencial é todos estarem em sintonia, pais, fornecedores e, principalmente, a criança curtir muito a festa para que suas lembranças mantenham esse dia como inesquecível.
05 – O que está em “alta” e o que não podemos usar de jeito nenhum, em uma decoração de Festas Infantis?
Não existe algo que não possamos usar em festas infantis. Na verdade tudo é permitido dento do sonho de uma mãe ou da criança. Nosso trabalho consiste em adequar esse sonho ao tema. Hoje o que está em moda são as “petites”, ou seja, festas mais íntimas, para poucos amiguinhos, cujos detalhes são pensados um a um.
06 – Eliana, para você, ter talento já é suficiente para ser um grande decorador de festas de sucesso? O que você poderia dizer, com a sua experiência, para quem quer entrar neste mercado de Decoração de Festas Infantis?
Ter talento não basta para ser um decorador de sucesso. Antes do talento, precisamos ser profissionais, visto que o “saber fazer” deve estar sempre atrelado ao profissionalismo/empreendedorismo/organização e, acima de tudo, muita ética. Temos que estar antenados o tempo todo, tanto no mercado nacional, como no internacional, para fazer a diferença na escolha do cliente, uma vez que o nosso ramo está muito dinâmico.