Há 23 anos no mercado atuando no comércio varejista de artigos de joalheria, semi joia, pratas, artesanato e acessórios, a Companhia da Prata viu no período de pandemia uma oportunidade de mudar sua estratégia de atuação. Empresa genuinamente mato-grossense e referência em seu ramo, tanto dentro quanto fora do estado, com vários prêmios conquistados, ela passou a vender no atacado e expandir-se para pontos estratégicos da Capital. A notar pelo feedback recebido de revendedoras e de clientes, a medida se mostrou bastante acertada.
A pandemia, conta o empresário Dario Landolfi Salinas, acabou sendo o grande propulsor de uma mudança que vinha se construindo. Especialista em varejo, a Cia da Prata já há algum tempo era cobrada pelos clientes em relação a uma atuação mais voltada ao atacado. O fechamento de lojas e shoppings e o isolamento então fizeram com que esse processo se acelerasse. “Começamos a trabalhar mais as redes sociais, as vendas online, o delivery. E nesse período amadurecemos a ideia. Fizemos parceria com grandes fábricas, parceiros nossos já de anos, e em praticamente dois meses lançamos o atacado”, lembra.
No entanto, optou-se por uma configuração diferenciada do que o mercado de acessórios oferece hoje. O tradicional é as pessoas comprarem no atacado em grandes centros como São Paulo, ou diretamente das fábricas e montarem sua forma de vender, de revender, criando, às vezes, a própria marca, explica Dario. “Não queríamos ser apenas mais um no mercado. E aí nós pensamos no que poderia fazer a diferença, além da qualidade do nosso produto, design inovador, peças que estão na moda. Então surgiu a ideia da revenda Companhia da Prata”, conta o empresário.
Além dos produtos que a revendedora normalmente leva até o cliente, na comodidade de sua casa, de seu trabalho, vai também o material próprio da Cia da Prata, como sacolas, caixas de presente, certificado de troca e de garantia. “Enfim, a vendedora leva a Companhia da Prata até o cliente”, frisa. Além disso, o comprador que adquire das revendedoras pode fazer a troca ou solicitar consertos que porventura forem necessários nas lojas físicas. Segundo Dario, este se torna mais um diferencial para quem trabalha com venda, que se soma à boa margem de lucro possibilitada pela negociação direta com as fábricas.
A Cia da Prata, acrescenta o empresário, inclusive criou um cartão fidelidade de revendedora. Se ela indica uma colega ou alguém que queira revender os produtos da empresa, passa a contar com outras vantagens, como ter maior desconto, ganhar prêmios. “Dentro de Cuiabá e Várzea Grande o número de revendedoras está aumentando cada dia mais. A procura está sendo grande, até acima da nossa expectativa. Já temos algumas cidades do interior como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste em que muitas pessoas estão demonstrando interesse e entrando em contato para se cadastrar”, comemora.
Expansão
Outra mudança experimentada pela Cia da Prata em 2020 que se mostrou assertiva é a expansão para locais estratégicos. “A primeira loja foi a do Bairro Imperial, região do Belvedere, Recanto dos Pássaros. Está sendo um sucesso. As pessoas que moram na região inclusive comentaram: “Nossa, que bom que vocês estão aqui, próximos de casa, facilitou bastante. A gente precisava, às vezes, num final de semana, num sábado, comprar um presente, e tínhamos que ir ao shopping. Aqui ficou muito, muito cômodo”, reproduz Dario.
Em setembro, a Cia da Prata inaugurou outra loja, a unidade no Grande CPA, na Avenida Pernambuco, uma das principais da região. “Está sendo um sucesso também, com muitos elogios dos clientes”, revela, satisfeito. Além de vender, essas lojas também dão suporte para as revendedoras. “A ideia hoje da empresa é estar cada vez mais próxima dos seus clientes. Essa é a nossa visão. Então, futuramente, virão mais unidades, mais lojas serão abertas. Essa é a nova Companhia da Prata”, finaliza Dario.
Serviço: Companhia da Prata
Endereço:
Instagram: @ciadaprata